Editorial
O retrato da SAVIC - Sociedade Amigos de Vila Constança, que em 2011 comemora "57 anos" de existencia, atendendo famílias em uma região de alto índice de vulnerabilidade social - Região de Vila Constança / Jaçanã - Zona Norte da Cidade de São Paulo.
É importante ressaltar, que a SAVIC realiza mais de 6.000 (seis mil) atendimentos por mês, atuando em beneficio do próprio bairro de Vila Constança bem como de bairros vizinhos, propondo atividades assistenciais, psicossociais, educacionais, culturais, esportivas e de lazer, "GRATUITAS".
Atividades desenvolvidas - 2010/2011.
- Centro de Juventude;
- MOVA - Alfabetização para jovens e adultos;
- TELECENTRO;
- Rádio Escolar;
- Fábrica de Cultura - Projeto: Espetácuo;
- Fabrica de Cultura - Projeto: Histórias e Brincadeiras
- Capoeira;
- Ballet;
- Viva Leite / Criança
- Viva Leite / Idoso;
- Yoga;
- Ginástica;
- Escolinha de futebol;
- Cinema;
- Jornal comunitário;
- Grupo da Melhor Idade;
- Karatê;
- Futebol Social;
- Programa de Reintegração Social;
- Eventos Sociais.
A SAVIC vem fortalecendo laços familiares, mudando a vida de crianças, de jovens, de adultos e de idosos, aproximando pessoas, incentivando e articulando redes sociais e mobilizando a comunidade em prol de melhorias da qualidade de vida.
Relatos de mudanças pessoais são vários, como o de Dona Avelina de Moraes, de 86 anos, "Eu entrei na escola por capricho, eu já tinha mais de 80 anos. No começo eu tinha vergonha, mais depois acostumei e percebi que o vergonhoso era eu não saber ler ou escrever. Aprendi muitas coisas mais ainda como algumas letrinhas - Minhas amigas até brincam que eu vivo com fome..." - Ex analfabeta, depois de participar das aulas do MOVA - Núcleo - SAVIC - Hoje comemoa, já saber ler e escrever.
Ou de Dona Hideca kano, de 82 anos, A gente tem que se atualizar em tudo. "Quando eu era jovem, não sabia o que era um telefône e hoje em dia eu carrego este celular comigo" - Conta a Dona Hideca, que acessa a internet do TELECENTRO / SAVIC, há pelo menos um ano. "Gosto de navegar na internet - Faço pesquisas pra escola, vejo notícias e gosto tambem dos jogos que tem no computador - Acho demais..."
Estamos enfim, concretizando o que sonhamos quando começamos a conceber uma estratégia de intervenção que pudesse fazer frente a pobreza e melhorasse a qualidade de vida na comunidade. Que fosse alem da simples doação de bens materiais, mais que oferecesse reais oportunidades de emancipação e inclusão social.
Melhorar a vida das famílias é melhorar a comunidade; é melhorar a cidade; é melhorar o país.
Nivaldo Cardoso
Presidente / SAVIC